A deficiência de vitamina B6 tem sido implicada em várias doenças clinicamente relevantes, incluindo autismo, esquizofrenia, Alzheimer, Parkinson, epilepsia, síndrome de Down, diabetes e câncer.

A forma biologicamente ativa da vitamina B6, o piridoxal 5′-fosfato (PLP), atua como coenzima em muitas atividades enzimáticas distintas, principalmente no metabolismo de aminoácidos, carboidratos e lipídios, e desempenha papéis-chave na síntese e/ou no catabolismo de certos neurotransmissores.

Além disso, o PLP funciona como molécula antioxidante, extinguindo espécies reativas de oxigênio (ROS) e contrariando a formação de produtos avançados de glicação (AGEs), compostos genotóxicos associados à senescência e diabetes. 

Impacto da deficiência de vitamina B6

Estudo publicado em 2018 focou no papel da vitamina B6 no diabetes e no câncer, revelando a existência de uma conexão entre vitamina B6, dano de DNA e diabetes.

A deficiência de PLP pode impactar o diabetes de diferentes maneiras. Por exemplo, atuando no caminho que converte o triptofano e interferindo na atividade biológica da insulina, causando resistência, uma marca registrada do diabetes tipo 2.

Além disso, também foi proposto que o PLP pode impactar na resistência à insulina controlando a expressão de genes envolvidos na adipogênese. Outra hipótese é que a deficiência de PLP pode causar resistência à insulina através de um aumento da homocisteína, devido ao comprometimento de enzimas que requerem PLP.

Câncer e diabetes estão correlacionados, pois compartilham alguns fatores de risco. Todas as evidências sugerem a importância de manter sob controle rigoroso os níveis de PLP em pacientes diabéticos para evitar a chance de aumentar os danos no DNA. Tais danos poderiam, por sua vez, contribuir para a iniciação e progressão do câncer.

Sugere-se que a deficiência de PLP acompanhada de hiperglicemia pode levar a danos no DNA e pode contribuir para a cancrogênese. Ou seja, a ingestão insuficiente de vitamina B6 está associada ao aumento do risco de câncer, e evidências crescentes indicam que pacientes com diabetes têm maior risco de desenvolver vários tipos de câncer.

Referência

Merigliano, Chiara et al. “The Relationship Between Vitamin B6, Diabetes and Cancer.” Frontiers in genetics vol. 9 388. 13 Sep. 2018, doi:10.3389/fgene.2018.00388


>>>

Formação em Exames Laboratoriais

A capacitação definitiva para quem deseja se tonar referência em saúde. Desenvolve no profissional a capacidade de olhar além dos números, prevendo doenças antes que elas se manifestem e proporcionando saúde e longevidade aos pacientes.

CONHEÇA O CURSO


>>>

Você quer saber mais sobre EXAMES LABORATORIAIS? Leia outros posts sobre o assunto clicando aqui!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *