A deficiência de vitamina D tem sido associada à redução da função imunológica que pode levar à infecção viral. Vários estudos mostraram que a deficiência de vitamina D está associada ao aumento do risco de infecção. Os pesquisadores se perguntam como a suplementação com vitamina D pode interferir na infecção por COVID-19.

Vitamina D e Covid-19

Vitamina D e infecção por COVID-19

Populações com baixos níveis de vitamina D apresentaram taxas mais altas

da COVID-10. Apesar de vários estudos apontarem para uma associação entre baixos níveis de vitamina D e COVID-19, informações limitadas estão disponíveis sobre o potencial da suplementação com vitamina D para reduzir o risco de infecção por COVID-19. 

A expansão da suplementação com vitamina D pode apresentar uma oportunidade nova e única para mitigar as taxas globais de infecção, uma vez que é um medicamento vendido sem receita, amplamente disponível, barato e associado a relativamente poucos efeitos colaterais.

Suplementação com vitamina D

Em estudo, foi demonstrado que a mortalidade pela atual infecção viral foi 33% menor em indivíduos idosos que receberam a suplementação de vitamina D3 e 25% menor naqueles que receberam suplementos de vitamina D2.

Após o controle dos níveis sanguíneos de vitamina D, os idosos que receberam dosagens mais altas de vitamina D obtiveram maiores benefícios da suplementação do que os veteranos que receberam dosagens mais baixas.

Contudo, vale ressaltar que aqueles indivíduos com níveis sanguíneos de vitamina D entre 0 e 19 ng/ml, ou seja, muito baixos, apresentaram a maior diminuição na infecção por COVID-19 após a suplementação.

Como um tratamento amplamente disponível, barato e seguro, a vitamina D3 pode ser uma ferramenta útil para reduzir a disseminação da infecção por COVID-19 e a mortalidade relacionada. 

Referência

Gibbons JB, Norton EC, McCullough JS, et al. Association between vitamin D supplementation and COVID-19 infection and mortality. Sci Rep. 2022;12(1):19397. Published 2022 Nov 12. doi:10.1038/s41598-022-24053-4


>>>

Suplementação Individualizada

Do papel em branco à prescrição individualizada de suplementos.

A Formação em Suplementação Individualizada é o mais novo curso de extensão universitária da FSA – Faculdade de Saúde Avançada. Estruturada pelos professores da equipe pedagógica da FSA, a formação tem como objetivo ensinar passo a passo como planejar uma suplementação individualizada.

CONHEÇA O CURSO


>>>

Você quer saber mais sobre SUPLEMENTAÇÃO? Leia outros posts sobre o assunto clicando aqui!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *