
A suplementação de vitamina D tem sido recomendada para manter ou mesmo para melhorar a saúde musculoesquelética. Evidências de estudos observacionais indicam que o baixo nível de vitamina D também está associado a maior mortalidade por condições como câncer e doenças cardiovasculares. Portanto, se a manutenção do status ideal de vitamina D pode reduzir o risco de morte por uma ampla variedade de condições crônicas e não esqueléticas, a suplementação seria um método seguro, econômico e amplamente disponível para reduzir a mortalidade.
Em busca de um status ideal de vitamina D
Os dados clínicos que examinam o efeito da suplementação de vitamina D na redução da mortalidade são inconsistentes.
Em função disso, uma revisão sistemática e meta-análise de ensaios controlados randomizados avaliou o efeito da suplementação de vitamina D em todas as causas de mortalidade.
O estudo tem limitações importantes, como o fato da maioria dos ensaios incluir suplementação com baixa dose de vitamina D no grupo controle, dificultando a distinção entre os grupos de tratamento e controle. O estudo não pôde comparar com precisão a dose de suplementação nos ensaios incluídos, pois todos eles tinham diferentes regimes de tratamento e intervalos de dosagem.
Além disso, conhecer o status da vitamina D antes, durante e após o tratamento é útil para determinar a eficácia da suplementação na melhoria do status real da vitamina D. Espera-se que o status de vitamina D a longo prazo seja um parâmetro clínico muito mais preciso, confiável e importante em comparação com uma dose diária de suplementação de vitamina D.
No geral, a suplementação de vitamina D não foi associada a todas as causas de mortalidade, mortalidade cardiovascular ou não-câncer e mortalidade não cardiovascular em adultos. No entanto, a suplementação de vitamina D foi associada a uma redução do risco de mortalidade por câncer em 16%.
O estudo concluiu que houve uma tendência de redução de todas as causas de mortalidade com suplementação de vitamina D3, garantindo o interesse em novas pesquisas.
Referência
>>>

Formação em Exames Laboratoriais
A capacitação definitiva para quem deseja se tonar referência em saúde. Desenvolve no profissional a capacidade de olhar além dos números, prevendo doenças antes que elas se manifestem e proporcionando saúde e longevidade aos pacientes.
>>>
Você quer saber mais sobre EXAMES LABORATORIAIS? Leia outros posts sobre o assunto clicando aqui!