O câncer continua sendo uma ameaça significativa em termos de morbidade e mortalidade. Apesar dos esforços destinados a aumentar a conscientização, o diagnóstico precoce e as novas intervenções terapêuticas, a ocorrência de resistência a medicamentos, os custos de tratamento e um aumento nos relatórios de toxicidade secundária às drogas anticancerígenas revelam um progresso lento no combate à doença. Estudos indicando que os polifenóis combatem o câncer são recebidos com entusiasmo.

Alternativas no combate ao câncer
Pacientes com câncer estão cada vez mais buscando alternativas naturais devido aos graves efeitos colaterais associados com a maior parte dos medicamentos convencionais.Algumas reações aos medicamentos quimioterápicos, como náusea, vômito dor musculoesquelética, dor de cabeça, gastrite, anorexia, ulceração oral, constipação, diarreia, alopecia e neuropatia, por exemplo, requerem tratamentos adicionais que aumentam ainda mais o custo total da terapia.
O uso de plantas para o manejo do câncer data de vários séculos atrás, conforme relatado no antigo folclore tradicional na África, Ásia e Europa. Numerosos extratos de plantas e decocções de ervas são considerados capazes de prevenir a carcinogênese, reduzir o tumor tamanhos, ou aliviar os sintomas relacionados ao câncer.
Ação dos polifenóis
Estudos sugerem que extratos de plantas e fitoquímicos podem auxiliar no combate ao câncer. Dado o papel inegável de polifenóis na medicina preventiva em muitas outras condições crônicas, como o envelhecimento, doenças cardiovasculares e diabetes, o objetivo desta revisão foi elucidar a importância relativa dos polifenóis no câncer.
Os polifenóis representam uma das maiores categorias de componentes da planta, com milhares de tipos de polifenóis individuais, adicionando complexidade a uma caracterização abrangente de qualquer planta em particular.
Acredita-se que existam numerosos extratos de plantas e ervas com a capacidade de prevenir a carcinogênese, reduzir tamanhos do tumor, ou aliviar os sintomas.
Com base nesta revisão, os produtos naturais podem, de fato, ser o caminho contra esta doença crônica. Os polifenóis – e, especificamente, combinações contendo vários polifenóis diferentes – podem ser base para desenvolvimento de medicamentos anticancerígenos com maior benefício para o paciente do que as terapias convencionalmente utilizadas.
Mais pesquisas são necessárias para entender a sinergia entre diferentes polifenóis e a potência de polifenóis individuais. Doses elevadas de únicos polifenóis são exigidas geralmente para a eficácia anticancerígena em humanos, o que pode aumentar o risco de toxicidade das drogas e trazer limitações de uso.
Referência
>>>

Suplementação Individualizada
Do papel em branco à prescrição individualizada de suplementos.
A Formação em Suplementação Individualizada é o mais novo curso de extensão universitária da FSA – Faculdade de Saúde Avançada. Estruturada pelos professores da equipe pedagógica da FSA, a formação tem como objetivo ensinar passo a passo como planejar uma suplementação individualizada.
>>>
Você quer saber mais sobre SUPLEMENTAÇÃO? Leia outros posts sobre o assunto clicando aqui!