
Vivemos sob pressões diárias e não é mera coincidência a ocorrência cada vez mais comum de casos de depressão, ansiedade e outros transtornos psicológicos. Seria o ômega-3 uma boa opção para integrar o tratamento da depressão?
A depressão é uma doença mental cuja causa exata não é conhecida, pois depende de diversos fatores, incluindo genética, fatores ambientais e psicológicos.
Suplementação com ômega 3
Um conjunto crescente de evidências indica que os ácidos graxos poliinsaturados ômega-3 (PUFAs Ômega-3) têm sido eficazes na melhora da depressão. A suplementação com os dois principais tipos de PUFAs ômega-3, ácido eicosapentaenóico (EPA) e ácido docosahexaenóico (DHA), atua na redução dos sintomas.

A eficácia da suplementação com PUFAs ômega-3 é influenciada pela proporção e dosagem do ácido eicosapentaenóico (EPA) e do ácido docosahexaenóico (DHA). No entanto, EPA e DHA podem desempenhar papéis diferentes na depressão devido ao seu envolvimento na atividade anti-inflamatória e à sua manutenção da integridade e fluidez da membrana, respectivamente.
Meta-análises anteriores propuseram que os PUFAs que são principalmente EPA têm eficácia significativamente maior do que aquelas que são principalmente DHA, independentemente da monoterapia ou uso adjuvante de PUFAs.
Recentes ensaios indicaram que EPA, em doses de 1 ou 2 g/d, era melhor (do que placebo e DHA) como monoterapia ou adjuvante no tratamento de depressão leve a moderada, e que a razão entre EPA e DHA provavelmente seria 2:1 ou 3:1.
Novo estudo: meta-análise
Publicação de 2019 traz uma meta-análise de ensaios controlados para estimar a eficácia dos PUFAs ômega-3, especialmente o DHA e o EPA, na melhoria da depressão. A pesquisa resultou da análise de 26 estudos, que incluíram 2160 participantes.
A meta-análise mostrou um efeito benéfico geral dos PUFAS ômega-3 nos sintomas depressivos. Em comparação com placebo, formulações EPA 100% e EPA ≥60% da dose demonstraram benefícios clínicos com uma dosagem de EPA ≤1 g/d. Entretanto, as formulações DHA 100% e DHA ≥60% não apresentaram tais benefícios.
Este artigo corrobora a constatação de que PUFAS ômega-3 com EPA ≥ 60% trazem efeitos benéficos sobre a depressão.
Referência
Você quer saber mais sobre SUPLEMENTAÇÃO? Leia outros posts sobre o assunto clicando aqui!