O colágeno é uma proteína. Sendo assim, o corpo pode utilizá-lo de várias maneiras, agindo em diversos locais, inclusive na pele. Os peptídeos de colágeno são identificados na pele e atuam para melhorar a saúde e a estética. O suplemento de colágeno para pele é objeto de estudos diversos e a sua eficácia está comprovada cientificamente.

A função do colágeno para a pele
Muitos fatores diferentes exacerbam o processo de envelhecimento da pele, incluindo envelhecimento intrínseco, irradiação, consumo de uma dieta não balanceada e deficiências de micronutrientes relacionadas ao estresse, levando a uma perda de colágeno na pele nitidamente associada à idade.
O colágeno é o componente mais abundante da matriz extracelular. É a proteína decisiva que determina a fisiologia da pele, mantendo a estrutura e permitindo que as inúmeras funções da pele sejam preservadas.
Como os cientistas conseguem comprovar os resultados positivos do uso do colágeno para a saúde e juventude da pele?
As pesquisas partem das mesmas dúvidas levantadas pela maioria das pessoas que não estão seguras sobre a eficácia do colágeno. Pensar na densidade da pele é um bom exemplo. A densidade da pele é muito importante, pois o envelhecimento deixa a pele mais fina, muito sensível e de difícil cicatrização.
Um estudo acompanhou 72 mulheres com mais de 35 anos, idade em que a síntese de colágeno está em declínio e a degradação, aumentada. Durante 12 semanas, ingeriram bebida que fornecia 2,5 g de peptídeos de colágeno, 666 mg de extrato de acerola, 80 mg de vitamina C, 3 mg de zinco, 2,3 mg de vitamina E e 50 μg de biotina ou placebo.
Ao término do período, para os dois grupos, foram avaliadas a hidratação e a rugosidade da pele. Os resultados foram diferentes entre o grupo que recebeu o tratamento e aquele que tomou o placebo. O tratamento com colágeno aumentou a hidratação e diminuiu as rugas na pele das mulheres.
Após as 12 semanas iniciais, o uso do suplemento foi suspenso por 4 semanas. Houve perceptível perda de benefícios, mas os resultados positivos não foram totalmente anulados.
Mecanismo de absorção do colágeno na pele
Os estudos demonstram que a redução na síntese de colágeno provocada pela idade pode ser revertida pela administração oral de peptídeos de colágeno bioativos específicos. Esses oligopeptídeos são obtidos por hidrólise enzimática do colágeno natural.
Após a ingestão, eles são metabolizados em di e tripeptídeos bioativos no trato gastrointestinal, que são então liberados na corrente sanguínea e acumulados na pele para formar a biomatriz de colágeno.
Os pesquisadores concluíram que o uso contínuo do suplemento com peptídeos de colágeno é capaz de melhorar a hidratação, a elasticidade e a densidade da pele, ao passo que diminui a rugosidade.
Referência

>>>
Você quer saber mais sobre SUPLEMENTAÇÃO? Leia outros posts sobre o assunto clicando aqui!