O uso de agrotóxicos vem aumentando de modo desenfreado nas últimas décadas. No Brasil, estima-se que 70% dos alimentos in natura consumidos estejam contaminados com agrotóxicos. Este é um dado bastante preocupante.
O Glifosato, um dos herbicidas mais utilizados no mundo, e suas possíveis consequências para a saúde reprodutiva humana.

Glifosato – Um herbicida pervasivo e suas possíveis ramificações
A exposição a produtos químicos com propriedades desreguladoras endócrinas representam fatores de risco potenciais associados a alterações da saúde reprodutiva. Por isso, os estudos buscam associação entre exposição ambiental e ocupacional a agrotóxicos e infertilidade masculina e feminina e desfechos adversos na gravidez.
Quanto ao glifosato e outros herbicidas à base de glifosato, embora sejam os agrotóxicos mais utilizados em todo o mundo, até o momento, ainda são escassos os estudos em humanos abordando os seus efeitos na saúde reprodutiva.
Impactos da exposição pré-concepcional ao Glifosato: Possíveis associações com abortos tardios
No entanto, há relatos na literatura de que a exposição pré-concepcional ao glifosato pode estar associada a um risco elevado de abortos tardios, e que níveis mais altos de glifosato na urina foram correlacionados com encurtamento da duração da gestação.
Além disso, foi descoberto que o glifosato é capaz de atravessar a placenta, pois níveis de glifosato foram detectados não apenas no soro de gestantes no parto, mas também em amostras de cordão umbilical, o que demonstra que o herbicida glifosato pode afetar diretamente mãe e filho durante a gravidez.
Lembre-se, o uso de agrotóxicos e suas consequências na saúde reprodutiva são temas de grande relevância e preocupação. É fundamental que a pesquisa nessa área continue a se expandir para obter uma compreensão mais completa dos impactos desses produtos químicos na vida humana.
LEIA TAMBÉM: Como os inseticidas podem impactar a fertilidade feminina
Como você tem tentado reverter os impactos nas suas pacientes?
Encontre um profissional indicado pela Faculdade Saúde Avançada
As pessoas precisam de profissionais que olhem seus exames pelo valor de referência. Precisam encontrar o profissional que saiba interpretar. Verifique através do mapeamento da Faculdade Saúde Avançada (FSA) onde este especialista está.
>>