A doença cardiovascular é uma das principais causas de mortalidade no mundo. Portanto, o prognóstico precoce e a prevenção primária eficaz são essenciais para controle dessa doença fatal. A avaliação da Gama GT nos exames laboratoriais pode contribuir para os cuidados da saúde cardiovascular. 

Gama GT e saúde cardiovascular

Gama GT sérica

Gama-glutamiltransferase sérica (GGT), um marcador comumente usado de doença hepatobiliar e consumo excessivo de álcool, é uma enzima da membrana plasmática que pode degradar antioxidante circulante glutationa (GSH) e aumentar a síntese de GSH intracelular por assimilação e reutilização do aminoácido precursor.

Estudos epidemiológicos sugerem que a GGT sérica está relacionada com a incidência de doenças crônicas não transmissíveis. A GGT sérica demonstrou ter efeitos pleiotrópicos variando de antioxidante a pró-oxidante, mas essa alteração entre as atividades nas doenças clínicas não é bem compreendida.

Enquanto existem estudos prospectivos que relatam papel independente da GGT sérica na patogênese e na evolução clínica de doenças e mortalidade cardiovascular, há outros que são contrários.

Marcador na saúde cardiovascular

A meta-análise referenciada objetivou esclarecer resultados contraditórios entre a GGT sérica e o risco de mortalidade cardiovascular, assim como avaliar precisamente a forma da associação entre os níveis séricos de GGT e mortalidade. Nove estudos prospectivos, incluindo 527.589 participantes e mais de 7.011 casos, foram incluídos.

Os achados indicam que a atividade sérica da GGT na faixa normal pode ser um preditor individualizado na triagem de incidentes cardiovasculares.

Há um aumento incremental na mortalidade cardiovascular de aproximadamente 9% para homens e 12% para mulheres por 10 U/L de elevação da GGT.

Quando estratificada por idade, a análise de subgrupo revelou uma relação mais forte entre a GGT e a mortalidade cardiovascular nos idosos. Além disso, demonstrou-se que a GGT está positivamente associada a vários fatores de risco, como IMC e diabetes mellitus.

A GGT na faixa normal pode ser um preditor individualizado na triagem de incidentes cardiovasculares. Mais pesquisas são necessárias para esclarecer melhor os mecanismos e examinar os potenciais modificadores da relação entre a GGT e a mortalidade cardiovascular.

Referência

Wang, Junna et al. “Gamma-glutamyltransferase and risk of cardiovascular mortality: A dose-response meta-analysis of prospective cohort studies.” PloS one vol. 12,2 e0172631. 23 Feb. 2017, doi:10.1371/journal.pone.0172631


>>>

Formação em Exames Laboratoriais

A capacitação definitiva para quem deseja se tonar referência em saúde. Desenvolve no profissional a capacidade de olhar além dos números, prevendo doenças antes que elas se manifestem e proporcionando saúde e longevidade aos pacientes.

CONHEÇA O CURSO


>>>

Você quer saber mais sobre EXAMES LABORATORIAIS? Leia outros posts sobre o assunto clicando aqui!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *