Nas últimas décadas, centenas de estudos com roedores e ensaios clínicos revelaram os múltiplos benefícios do jejum intermitente (JI) para a saúde, não limitados apenas à simples perda de peso. Artigo aponta para resultados interessantes relacionados à neurogênese. 

Evidências têm mostrado consistentemente a eficácia robusta da restrição calórica em cânceres, doenças neurodegenerativas, epilepsia, lesão isquêmica, doenças cardiovasculares, envelhecimento, obesidade e doenças crônicas relacionadas.

Jejum e neurogênese

Além dos corpos cetônicos benéficos gerados durante o período de jejum, o jejum intermitente induz respostas adaptativas evolutivamente conservadas que aumentam a resistência a doenças e promovem a autorreparação.

Estudos recentes mostraram que a cognição em vários domínios pode ser aprimorada pelo jejum intermitente, assim como a neurogênese adulta é afetada por fatores nutricionais.

Nos últimos anos, uma relação positiva entre restrição alimentar e cognição dependente do hipocampo foi proposta.

A disfunção do hipocampo, um aspecto importante da patologia após o traumatismo cranioencefálico (TCE), geralmente causa comprometimento cognitivo e as intervenções para prevenir essa disfunção após TCE são limitadas.

Jejum e neurogênese

Um estudo explorou o impacto do jejum intermitente na neurogênese hipocampal e no processo de recuperação cognitiva dependente do hipocampo em resposta ao TCE moderado.

Um regime de JI de um mês de duração, em dias alternados, aumentou a proliferação de células-tronco neurais na zona subgranular do hipocampo três dias após o TCE, além de melhorar o desempenho cognitivo.

Os resultados sugerem que o JI aprimora a neurogênese após TCE, mediada por neurônios Npy no hipotálamo, que são críticos para o balanço energético.

O papel neuroprotetor do JI no TCE é mediado por um aumento na expressão de Npy no hipocampo.

Por fim, sugere que um regime de jejum intermitente de um mês de duração proporciona a recuperação cognitiva após TCE.

Referência

Cao, Shuqiang et al. “Intermittent fasting enhances hippocampal NPY expression to promote neurogenesis after traumatic brain injury.” Nutrition (Burbank, Los Angeles County, Calif.) vol. 97 (2022): 111621. doi:10.1016/j.nut.2022.111621


Jejum

Ferramenta para a Saúde

O curso que ensina a rejuvenescer e reprogramar as células dos pacientes usando o jejum. Apresenta as diferentes modalidades, da restrição energética à aplicação em emagrecimento, assim como os efeitos no microbioma e nos relógios biológicos.

COMECE AGORA!

>>>


>>>

Você quer saber mais sobre JEJUM? Leia outros posts sobre o assunto clicando aqui!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *