Nas últimas décadas, centenas de estudos com roedores e ensaios clínicos revelaram os múltiplos benefícios do jejum intermitente (JI) para a saúde, não limitados apenas à simples perda de peso. Artigo aponta para resultados interessantes relacionados à neurogênese.
Evidências têm mostrado consistentemente a eficácia robusta da restrição calórica em cânceres, doenças neurodegenerativas, epilepsia, lesão isquêmica, doenças cardiovasculares, envelhecimento, obesidade e doenças crônicas relacionadas.

Além dos corpos cetônicos benéficos gerados durante o período de jejum, o jejum intermitente induz respostas adaptativas evolutivamente conservadas que aumentam a resistência a doenças e promovem a autorreparação.
Estudos recentes mostraram que a cognição em vários domínios pode ser aprimorada pelo jejum intermitente, assim como a neurogênese adulta é afetada por fatores nutricionais.
Nos últimos anos, uma relação positiva entre restrição alimentar e cognição dependente do hipocampo foi proposta.
A disfunção do hipocampo, um aspecto importante da patologia após o traumatismo cranioencefálico (TCE), geralmente causa comprometimento cognitivo e as intervenções para prevenir essa disfunção após TCE são limitadas.
Jejum e neurogênese
Um estudo explorou o impacto do jejum intermitente na neurogênese hipocampal e no processo de recuperação cognitiva dependente do hipocampo em resposta ao TCE moderado.
Um regime de JI de um mês de duração, em dias alternados, aumentou a proliferação de células-tronco neurais na zona subgranular do hipocampo três dias após o TCE, além de melhorar o desempenho cognitivo.
Os resultados sugerem que o JI aprimora a neurogênese após TCE, mediada por neurônios Npy no hipotálamo, que são críticos para o balanço energético.
O papel neuroprotetor do JI no TCE é mediado por um aumento na expressão de Npy no hipocampo.
Por fim, sugere que um regime de jejum intermitente de um mês de duração proporciona a recuperação cognitiva após TCE.
Referência

Jejum
Ferramenta para a Saúde
O curso que ensina a rejuvenescer e reprogramar as células dos pacientes usando o jejum. Apresenta as diferentes modalidades, da restrição energética à aplicação em emagrecimento, assim como os efeitos no microbioma e nos relógios biológicos.
>>>
>>>
Você quer saber mais sobre JEJUM? Leia outros posts sobre o assunto clicando aqui!