Dermatite atópica

A dermatite atópica é uma doença inflamatória crônica, caracterizada por defeitos genéticos que contribuem para a disfunção da barreira epitelial. Mas, afinal, qual a ligação entre a dermatite atópica e alergias alimentares?

Como sabemos, a nossa pele é uma importante barreira física e imunológica contra a entrada de microrganismos no corpo.

No entanto, essa importante barreira pode apresentar defeitos que podem surgir de vários fatores, incluindo defeitos na diferenciação epitelial terminal, deficiência de peptídeos antimicrobianos, lipídios intercelulares alterados, disbiose do microbioma da pele e desregulação imunológica.

Pois bem, alterações na integridade da barreira epitelial facilitam não só a entrada de microrganismo no nosso corpo, como também nos deixam mais expostos aos alérgenos. Quanto maior essa exposição, maiores são as chances de desenvolver alergias.

Predisposição a alergias

Um dos estudos que compôs este artigo de revisão encontrou que 32% das crianças com dermatite atópica que usaram cremes à base de aveia tiveram testes de contato positivos para a aveia em comparação com 0% daquelas que não usaram.

Um outro estudo descobriu que bebês com dermatite atópica tiveram um risco 11 vezes maior de desenvolver alergia ao amendoim e 6 vezes mais risco de alergia ao ovo.

E 50% dos lactentes que tiveram dermatite atópica moderada a grave nos primeiros 3 meses de idade desenvolveram posteriormente alergia alimentar comprovada por provocação.

Diante desses resultados, o estudo conclui que há fortes evidências da ligação entre a dermatite atópica e o desenvolvimento de outras doenças alérgicas.

Referência

Tham, Elizabeth Huiwen, and Donald Ym Leung. “Mechanisms by Which Atopic Dermatitis Predisposes to Food Allergy and the Atopic March.” Allergy, asthma & immunology research vol. 11,1 (2019): 4-15. doi:10.4168/aair.2019.11.1.4


>>>

Nutrição Funcional

Curso essencial para os profissionais de saúde que desejam trabalhar a individualidade de cada paciente. Apresenta as bases da Nutrição Funcional, ensina a avaliar o histórico de sintomas, atuar nas causas e aplicar as ferramentas com sabedoria e segurança. 

CONHEÇA O CURSO

>>>

>>>


>>>

Você quer saber mais sobre ALERGIAS ALIMENTARES? Leia outros posts sobre o assunto clicando aqui!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *