Do ponto de vista epidemiológico, a infertilidade masculina afeta um a cada 20 homens. Abordagens com o uso de fitoterápicos têm sido amplamente propostas para melhorar a saúde masculina, entre elas a aplicação do Tribulus terrestris para aumentar os níveis de testosterona.

Fitoterápicos

Infertilidade masculina

O hipogonadismo é o principal fator contribuinte para a infertilidade masculina. Quando os testículos não conseguem produzir testosterona, esperma ou ambos, ocorre o hipogonadismo masculino. Embora a maioria dos casos de hipogonadismo permaneça inexplicada (idiopática), uma avaliação completa pode identificar etiologias que ultrapassam os parâmetros baixos de testosterona e espermatozóides. 

A administração exógena de testosterona é bem reconhecida para tratar o hipogonadismo, mas afeta quali e quantitativamente a espermatogênese.

A demanda por compostos naturais como alternativa aos tratamentos alopáticos para deficiências hormonais cresceu nas últimas décadas. Diversas plantas medicinais, também chamadas fitoterápicos, foram consideradas em relação à sua capacidade de aumentar os níveis de testosterona e melhorar a fertilidade.

LEIA TAMBÉM: Suplemento para a infertilidade

Fitoterápicos

Uma pesquisa detalhada analisou criticamente as evidências do uso de fitoterápicos na testosterona sérica e nas características do esperma, e apontou que o corpo de evidências atual não comprova que o Tribulus melhora os níveis séricos de testosterona em homens. No entanto, pode fornecer efeitos vantajosos nos parâmetros do esperma em homens com infertilidade idiopática.

Evidências moderadas apoiam o uso de Eurycoma longifolia, Mucuna pruriens, ashwagandha, feno-grego e sementes pretas (Nigella sativa) para aumentar a testosterona total e melhorar os parâmetros seminais. 

A mucuna promove redução leve do estresse por meio da diminuição dos níveis de cortisol e modulação antioxidante seminal. Portanto, é um dos fitoterápicos mais promissores usados para aumentar os níveis de testosterona, a contagem de espermatozoides e modular o balanço redox seminal.

Ashwagandha exerce efeitos semelhantes sobre o equilíbrio redox para melhorar as qualidades seminais. O saw palmetto tem efeitos inibidores sobre a 5α-redutase que podem supostamente aumentar a testosterona.

A moringa demonstrou exercer suporte afrodisíaco e de fertilidade devido ao conteúdo antioxidante e à capacidade de modular a dopamina nos espermatozoides.

É importante ressaltar que os limites máximos de dose desses fitoterápicos requerem mais estudos toxicológicos. E reforçar que alimentos como cebola, alho e tomate conferem valor clínico propício para a saúde do homem.

Referência

Santos, Heitor O et al. “Beyond tribulus (Tribulus terrestris L.): The effects of phytotherapics on testosterone, sperm and prostate parameters.” Journal of ethnopharmacology vol. 235 (2019): 392-405. doi:10.1016/j.jep.2019.02.033


>>>

Suplementação Individualizada

Do papel em branco à prescrição individualizada de suplementos.

A Formação em Suplementação Individualizada é o mais novo curso de extensão universitária da FSA – Faculdade de Saúde Avançada. Estruturada pelos professores da equipe pedagógica da FSA, a formação tem como objetivo ensinar passo a passo como planejar uma suplementação individualizada.

CONHEÇA O CURSO


>>>

Você quer saber mais sobre SUPLEMENTOS? Leia outros posts sobre o assunto clicando aqui!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *