
Interpretar exames laboratoriais é uma atividade muito mais complexa do que simplesmente comparar os resultados dos pacientes com valores de referência apontados pelos laboratórios ou olhar para um único biomarcador e identificar se há uma disfunção. Conheça 6 duplas de exames que, quando avaliados em conjunto, podem revelar informações valiosas sobre a condição atual de saúde de seus pacientes, identificando riscos e prevenindo o surgimento das doenças.
Exames que devem ser avaliados em duplas
Ferritina e saturação da transferrina
A ferritina mostra a reserva de ferro. A saturação da transferrina, o transporte do ferro.
Glicose e insulina
A insulina é um marcador mais precoce que a glicemia para avaliar resistência à insulina. Ambas são utilizadas para fazer o cálculo do HOMA-IR.
B12 e ácido metilmalônico
Há pessoas com vitamina B12 alta no sangue, principalmente devido a um processo inflamatório, mas com ácido metilmalônico elevado. Isso mostra carência de B12 dentro da célula.
Vitamina D e PTH
Na carência de vitamina D, ou quando não há sua conversão na forma ativa, o PTH se eleva.
TGO e TGP
Quando a TGP se eleva, indica algum problema hepático. É comum estar alta em pessoas com esteatose. Mas, quando a TGO se eleva ainda mais que a TGP, pode indicar que a lesão celular chegou até as mitocôndrias.
Estradiol e FSH no 3º dia do ciclo menstrual
Quando o estradiol reduz e o FSH se eleva, indica envelhecimento ovariano. Na menopausa, o estradiol fica bem baixo com FSH elevado.
A correta interpretação dos exames permite entender porque seu paciente está doente, como você pode ajudar no processo de recuperação e como prevenir complicações e doenças muito antes de se manifestarem. Ao interpretar exames em conjunto, estabelecendo relações, abre-se um universo de informações só acessível a quem realmente compreende a linguagem das células.
>>>

Formação em Exames Laboratoriais
A capacitação definitiva para quem deseja se tonar referência em saúde. Desenvolve no profissional a capacidade de olhar além dos números, prevendo doenças antes que elas se manifestem e proporcionando saúde e longevidade aos pacientes.
>>>
Você quer saber mais sobre EXAMES LABORATORIAIS? Leia outros posts sobre o assunto clicando aqui!