A suplementação com creatina é muito popular entre atletas e indivíduos que praticam exercícios É indicada para melhorar a massa muscular, o desempenho e a recuperação. Evidências científicas acumuladas sugerem que a suplementação de creatina produz uma variedade de efeitos benéficos para a saúde em geral.

Benefícios da suplementação com creatina
Estudos mostram que a suplementação de creatina desempenha papel terapêutico em uma variedade de condições clínicas, sendo promissora na sarcopenia relacionada à idade.
Sua suplementação produz benefícios musculoesqueléticos e de desempenho em idosos, como melhora da força e das atividades da vida diária, além de retardar a fadiga.
Do ponto de vista clínico e do envelhecimento saudável, recomenda-se que a suplementação seja combinada com o treinamento de resistência para produzir as maiores adaptações em idosos. Sem o exercício, pode ser ineficaz na prevenção à sarcopenia.
Evidências apontam que a suplementação de creatina tem potencial de ser uma intervenção terapêutica multifatorial ao longo da vida em mulheres, com pouco ou nenhum efeito colateral.
Também parece ser segura e benéfica para crianças e adolescentes. Com benefícios neurológicos para jovens atletas que participam de esportes de colisão, que apresentam riscos subjacentes de concussões ou impactos subconcussivos.
A suplementação de creatina pode reduzir o dano muscular e/ou melhorar a recuperação de exercícios intensos. Há uma variedade de eventos esportivos, não apenas atividades de resistência/força, que podem se beneficiar da suplementação de creatina.
Evidências científicas atestam segurança
Quando suplementada nas dosagens recomendadas (3-5 g/dia ou 0,1 g/kg de massa corporal/dia), é eficaz e segura, sem causar dano renal ou disfunção renal em indivíduos saudáveis.
As pesquisas mostram claramente que a creatina monohidratada é a escolha ideal. Os estudos não validam a noção de que a suplementação de creatina causa desidratação ou cãibras musculares.
Do mesmo modo, não suportam a ligação entre a suplementação de creatina e a perda de cabelo ou calvície, nem a relação com o aumento de massa gorda.
As pesquisas baseadas em evidências mostram que a suplementação de creatina é relativamente bem tolerada, especialmente nas dosagens recomendadas. Embora existam mais de 500 publicações com avaliação por pares envolvendo a suplementação de creatina, é um tanto surpreendente que questões sobre sua eficácia e segurança ainda permaneçam.
Referência

Suplementação Individualizada
Do papel em branco à prescrição individualizada de suplementos.
A Formação em Suplementação Individualizada é o mais novo curso de extensão universitária da FSA – Faculdade de Saúde Avançada. Estruturada pelos professores da equipe pedagógica da FSA, a formação tem como objetivo ensinar passo a passo como planejar uma suplementação individualizada.
>>>
Você quer saber mais sobre SUPLEMENTAÇÃO? Leia outros posts sobre o assunto clicando aqui!