A vitamina D e os ácidos graxos ômega 3 de cadeia longa são dois suplementos nutricionais investigados como potenciais tratamentos de doenças autoimunes. Um estudo avaliou o impacto da suplementação de vitamina D e do ômega 3, sozinhos e associados, na doença autoimune.

Doença autoimune
As doenças autoimunes, caracterizadas por uma resposta inflamatória autoimune aos tecidos do próprio organismo, são a terceira principal causa de morbidade no mundo industrializado. São também uma das principais causas de mortalidade entre as mulheres.
As doenças autoimunes são condições crônicas com prevalência crescente com a idade e grandes encargos sociais e econômicos devido à falta de tratamentos eficazes. Pacientes com esse tipo de patologia têm se tornando cada vez mais frequentes na rotina dos profissionais de saúde.
Vitamina D e ômega 3
Os suplementos nutricionais de vitamina D e ômega 3 foram investigados como potenciais tratamentos para doenças autoimunes. Neste estudo foram avaliados os efeitos da vitamina D e dos ácidos graxos ômega 3, sozinhos e associados, na incidência das doenças autoimunes.
A suplementação com vitamina D na dose de 2.000 UI/dia por aproximadamente cinco anos, isoladamente ou em combinação com 1 g/dia de ácidos graxos ômega 3, levou a uma menor incidência de doença autoimune confirmada, em comparação com o placebo.
O uso da suplementação apenas com ácidos graxos ômega 3 não reduziu significativamente a incidência de doença autoimune. Porém, associada à suplementação com vitamina D houve redução da doença autoimune em cerca de 30% em relação ao placebo sozinho.
Impacto na doença autoimune
Ambos os tratamentos mostraram efeitos maiores do que o tratamento placebo. Esses resultados fornecem evidências de que a suplementação diária com 2.000 UI de vitamina D ou uma combinação de vitamina D e ácidos graxos ômega 3 por cinco anos reduz a incidência de doenças autoimunes. Os efeitos mais pronunciados foram encontrados após dois anos de suplementação.
Referência
>>>

Suplementação Individualizada
Do papel em branco à prescrição individualizada de suplementos.
A Formação em Suplementação Individualizada é o mais novo curso de extensão universitária da FSA – Faculdade de Saúde Avançada. Estruturada pelos professores da equipe pedagógica da FSA, a formação tem como objetivo ensinar passo a passo como planejar uma suplementação individualizada.
>>>
Você quer saber mais sobre SUPLEMENTAÇÃO? Leia outros posts sobre o assunto clicando aqui!