A suplementação de ferro pode aumentar agudamente a hepcidina. No entanto, a duração e a magnitude desse aumento, sua dependência da dose e seus efeitos na absorção subsequente de ferro não foram ainda caracterizados em humanos. Uma maior compreensão sobre como a suplementação de ferro afeta a hepcidina pode melhorar os esquemas de dosagem do ferro oral.

Suplementação de ferro

Anemia e suplementação de ferro

A anemia afeta 33% da população mundial e é responsável por 8,8% dos casos de incapacidade. Embora a etiologia da anemia seja multifatorial, a deficiência de ferro é considerada a causa mais prevalente globalmente.

A suplementação oral de ferro é uma abordagem primária para o tratamento da anemia por deficiência de ferro. Ainda que as suplementações diária ou intermitente consigam repor os estoques de ferro e aumentar níveis de hemoglobina, suplementos de ferro muitas vezes causam irritação gástrica, náuseas, desconforto epigástrico e constipação.

Ferro e hepcidina

A hepcidina é o principal regulador do balanço sistêmico de ferro em mamíferos, agindo em conjunto com o metabolismo intracelular do ferro.

A hepcidina plasmática correlaciona-se negativamente com a biodisponibilidade do ferro e tem um aumento circadiano ao longo do dia, em associação com uma queda na saturação da transferrina à tarde.

A suplementação matinal de ferro reforça esse aumento na hepcidina, afetando potencialmente a absorção de ferro de suplementos administrados em doses divididas pela manhã e à tarde. As recomendações de suplementação de ferro normalmente aconselham o fornecimento de 60 a 120 mg por dia para tratar a anemia ferropriva.

Suplementos de ferro em doses de 60 mg ou superiores aumentam a hepcidina por até 24 horas e estão associados a uma menor absorção de ferro no dia seguinte.

Suplementação de ferro

O presente estudo investigou se o aumento agudo induzido pelo ferro na hepcidina influencia a absorção de ferro de sucessivas doses diárias e de doses duas vezes ao dia. Mostrou diferenças claras na absorção dependendo do espaçamento das doses quando superiores a 40 mg.

Os dados apontaram que a absorção fracionada em mulheres com depleção de ferro é maior em baixas doses de ferro (40-80 mg) e que a dosagem aguda em dias consecutivos resulta em diminuição da sua biodisponibilidade.

Para a absorção total de ferro, a suplementação de ferro duas vezes ao dia parece ter um efeito adicional limitado em comparação com a administração diária.

Os resultados defendem a hipótese de que baixas doses de ferro administradas em dias alternados podem maximizar a absorção fracionada de ferro, aumentar a eficácia da dosagem, reduzir a exposição gastrointestinal ao ferro não absorvido e, finalmente, melhorar a tolerância aos suplementos de ferro.

Referência

Moretti, Diego et al. “Oral iron supplements increase hepcidin and decrease iron absorption from daily or twice-daily doses in iron-depleted young women.” Blood vol. 126,17 (2015): 1981-9. doi:10.1182/blood-2015-05-642223


>>>

Suplementação Individualizada

Do papel em branco à prescrição individualizada de suplementos.

A Formação em Suplementação Individualizada é o mais novo curso de extensão universitária da FSA – Faculdade de Saúde Avançada. Estruturada pelos professores da equipe pedagógica da FSA, a formação tem como objetivo ensinar passo a passo como planejar uma suplementação individualizada.

CONHEÇA O CURSO


>>>

Você quer saber mais sobre SUPLEMENTAÇÃO? Leia outros posts sobre o assunto clicando aqui!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *