A Nutrição Funcional preconiza que a alimentação deve ser prioridade. Porém, em muitos casos, a suplementação se faz necessária para suprir aquilo que a alimentação do paciente não dá conta de fornecer.

Confira agora 5 casos em que a suplementação pode ser necessária:
1. Pacientes com alergia à castanha do Pará
Neste caso, a suplementação com selênio é necessária para corrigir a deficiência deste nutriente.
2. Pacientes veganos
Quando o paciente vegano apresenta níveis de B12 baixos e ácido metilmalônico alto, a correção do déficit só é possível com o uso de suplementos de B12.
3. Gestantes
As gestantes podem apresentar demanda aumentada de nutrientes como ferro, B9, iodo, ômega 3, entre outros. Nestes casos, a suplementação pode ser necessária para manter uma boa saúde na gestação e para gerar um bebê saudável.
4. Pacientes que não tomam sol
Pessoas que trabalham em locais fechados e que não tomam sol, com baixa vitamina D, também são casos em que a prescrição de suplementos pode ser muito importante.
5. Crianças que não consomem lácteos
As crianças que não comem lácteos porque têm alergia a proteínas do leite e não conseguem adquirir a quantidade de cálcio diária de que necessitam para o crescimento ósseo aumentado que ocorre nessa fase da vida devem suplementar.
O profissional da saúde precisa ter em mente que pessoas diferentes apresentam carências nutricionais diferentes. Logo, precisam de suplementação personalizada e individualizada. A suplementação assertiva parte da identificação das necessidades nutricionais e se consolida na indicação das dosagens corretas e no cuidado com as interações que existem entre os nutrientes.
SOBRE SUPLEMENTAÇÃO, LEIA TAMBÉM:
Suplemento de colágeno: resultado de um século de estudos
Ômega-3 no tratamento da depressão
Melatonina: aliada do ritmo circadiano
Evidências científicas sobre a creatina
>>>

Suplementação Individualizada
Do papel em branco à prescrição individualizada de suplementos.
A Formação em Suplementação Individualizada é o mais novo curso de extensão universitária da FSA – Faculdade de Saúde Avançada. Estruturada pelos professores da equipe pedagógica da FSA, a formação tem como objetivo ensinar passo a passo como planejar uma suplementação individualizada.
>>>
Você quer saber mais sobre SUPLEMENTOS? Leia outros posts sobre o assunto clicando aqui!